Uma das dúvidas mais comuns de quem está alugando um bem , principalmente para quem vai alugar pela primeira vez, diz respeito ao bloqueio caução no cartão de crédito do locatário. Mas, afinal, o que é a caução e por que as locadoras exigem isso? Confira como funcionam estas questões quando você aluga.

O que é a caução no aluguel?
A origem da palavra caução vem do latim, de precaução. Quando falamos em aluguel, a caução que é exigida pela locadora nada mais é do que uma garantia, uma precaução caso ocorra algum dano ao bem alugado. Ela também é chamada de pré-autorização por algumas locadoras, mas funciona da mesma forma.
A caução é um valor bloqueado em seu cartão. No momento da retirada do bem, a locadora apenas retém um valor – que varia dependendo do bem, da locadora, da quantidade de diárias e de onde você está locando – e o devolve após o final da locação e da vistoria do bem locado. Lembre-se: você não precisa pagar nada a mais se ocorrer tudo bem durante a locação.
Para as locações, o prazo máximo é de 5 dias úteis para desbloquear e estornar o valor integral em seu cartão de crédito.

O que faço se não tiver cartão de crédito para a caução?
Para o caso de locações de na Silium , há uma alternativa. Se você não tiver cartão de crédito em seu nome ou limite de crédito suficiente para a caução do bem que deseja alugar, a Silium poderá avaliar a possibilidade de aceitar outras formas de caucionamento :

• Você poderá indicar um responsável financeiro, que será o locatário principal e ficará responsável pela assinatura do contrato de locação a apresentação de toda a documentação necessária.
• Você poderá caucionar o bem através de cheque e/ou deposito bancário antecipado no valor estipulado pela Silium de acordo com sua politica de risco e com base na avaliação da sua ficha cadastral.
 • Você , com base no seu nível de relacionamento com a Silium , poderá ser dispensado da obrigatoriedade em realizar o caucionamento. A Silium, com base na sua politica interna de risco e de acordo com o vosso histórico de utilização dos bens locados, poderá dispensa-lo da realização do caucionamento do bem locado.